Sobre a Psicoterapia
- Verônica M. Venturini

- 14 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar.
- “ahh, mas psicologia é coisa de louco”
- “eu posso conversar com um amigo sobre isso”
- “não vou gastar dinheiro”.
Eai leitor? Já escutou alguma dessas frases por ai em relação a psicoterapia? Imagino que sim. Infelizmente são frases e ideias muito comuns, que geralmente habitam o imaginário das pessoas.
Minha proposta com esse texto é tentar esclarecer um pouquinho sobre como funciona o trabalho de um psicólogo e a psicoterapia.
A psicoterapia faz parte da psicologia clínica, e dentro da psicologia existem diversas outras áreas além da clínica. O paciente e o psicólogo trabalham em conjunto, sendo assim, de forma colaborativa para tratar as demandas de quem procura ajuda, seja elas relacionadas ao autoconhecimento, dificuldades emocionais ou a problemas psicológicos como a depressão.
Através da psicoterapia o paciente consegue entender melhor como funciona a dinâmica de alguns de seus comportamentos, e também sobre alguns conteúdos que estão além da sua compreensão naquele momento.
Logo, qualquer indivíduo com qualquer faixa etária pode fazer psicoterapia, e não necessariamente ele precisa ter algum transtorno.
A nossa existência também nos proporciona viver situações conflitantes e passar por dificuldades que muitas vezes podem nos machucar, nos deixar tristes e abalar nossa autoestima, de modo que podemos sentir dificuldade em lidar com tudo sozinho.
Não é questão de ser forte ou fraco, e sim, de maneiras diferentes que o ser humano tem, e/ou aprendeu, em lidar com diversas situações. O conhecimento sobre nosso próprio funcionamento nos ajuda a enfrentar outras dificuldades que possam surgir ao longo da vida. E em qualquer etapa da nossa vida, podemos precisar de ajuda.
A psicoterapia é na verdade um investimento que fazemos para cuidar da nossa saúde mental. Ela ocorre em um ambiente destinado a isso, acolhedor, e com um profissional capacitado oferecendo uma escuta cautelosa, que estudou e estuda, para ajudá-lo de forma profissional, e não como um “amigo” que palpita e aconselha você com base nas vivências e experiências dele próprio.
Entende?

Amigos são importantes sim, nos ajudam em vários aspectos de nossas vidas, fazem parte das nossas experiências e vivências. As vezes temos um amigo que é melhor para determinada atividade enquanto que outros se adequam melhor para outras situações, mas ainda assim, nem sempre conseguem nos ajudar em tudo, principalmente naquela situação que nem você consegue compreender.
Invista na sua saúde como um todo!
Espero que tenha gostado e entendido um pouquinho mais sobre como funciona a psicoterapia.
Obrigada. <3
Verônica Miranda Venturini Psicóloga Clínica – CRP 06/152249 São Paulo/SP




Comentários